A APQ e o Grupo Português de BPM - Business Process Management assinaram publicamente no dia 10 de Novembro de 2007, o Memorando de Entendimento relativo à criação do Instituto Português de BPM, dado o reconhecimento da relevância desta temática para as organizações portuguesas e, em particular, para a comunidade dos Associados da APQ, procurando desta forma acompanhar o crescente movimento internacional que se tem vindo a desenvolver neste domínio.

A figura do Instituto surge da necessidade de encontrar uma identidade própria no âmbito da temática, que facilite o seu reconhecimento internacional pelos pares e, ao mesmo tempo, a comunicação da mensagem para a sociedade. Não se trata de uma entidade com personalidade jurídica própria, mas de uma entidade inserida na estrutura da APQ, com marca própria igualmente da APQ.

As finalidades do Instituto são:

Facilitar o acesso à informação sobre o desenvolvimento do BPM e promover a sua adopção nas práticas das organizações portuguesas
Constituir um instrumento efectivo na actualização e formação de empresários, gestores e quadros assente no reforço da ligação entre a universidade e a empresa, reforçando a relevância estratégica do BPM
Promover o ensino e a investigação do BPM nas universidades portuguesas e facilitar a realização de estágios nas empresas
Reforçar a integração e alinhamento estratégico entre os diversos actores profissionais, envolvendo, nomeadamente, as comunidades ligadas aos sistemas de informação, à estratégia, aos recursos humanos, ao controlo de gestão e à gestão da qualidade e melhoria organizacional.

Assim sendo, estamos certos de que com mais esta iniciativa estaremos a contribuir para acrescentar continuamente valor aos nossos Associados.

Visão

O IPBPM pretende ser a entidade de referência na promoção e divulgação das temáticas relativas a Gestão Estratégica e Integrada de Processos em Portugal, com reconhecimento internacional.

Missão

Promover a adopção de práticas organizacionais orientadas a abordagens estratégicas e integradas por processos e dedicar-se ao progresso contínuo dos respectivos conceitos e práticas.

Aumentar o conhecimento da Gestão de Processos e desenvolver um corpo comum de conhecimentos de modo a garantir o desenvolvimento de competências organizacionais através da oferta inovadora de produtos e serviços de formação.

Rua Carlos Alves nº3, Pólo Tecnológico de Lisboa,
1600 - 515 Lisboa
Tel.: 214 996 210 | Fax.: 214 958 449

Presidente: Jorge S. Coelho, Prof. Auxiliar Convidado das Universidades do Minho e Portucalense, CEO SisConsult, Membro do Advisory Board da Cionet Portugal,  Presidente do Conselho Fiscal da U. Portucalense