A APQ e o Grupo Português de BPM - Business Process Management assinaram publicamente no dia 10 de Novembro de 2007, o Memorando de Entendimento relativo à criação do Instituto Português de BPM, dado o reconhecimento da relevância desta temática para as organizações portuguesas e, em particular, para a comunidade dos Associados da APQ, procurando desta forma acompanhar o crescente movimento internacional que se tem vindo a desenvolver neste domínio.

A figura do Instituto surge da necessidade de encontrar uma identidade própria no âmbito da temática, que facilite o seu reconhecimento internacional pelos pares e, ao mesmo tempo, a comunicação da mensagem para a sociedade. Não se trata de uma entidade com personalidade jurídica própria, mas de uma entidade inserida na estrutura da APQ, com marca própria igualmente da APQ.

As finalidades do Instituto são:

Facilitar o acesso à informação sobre o desenvolvimento do BPM e promover a sua adopção nas práticas das organizações portuguesas
Constituir um instrumento efectivo na actualização e formação de empresários, gestores e quadros assente no reforço da ligação entre a universidade e a empresa, reforçando a relevância estratégica do BPM
Promover o ensino e a investigação do BPM nas universidades portuguesas e facilitar a realização de estágios nas empresas
Reforçar a integração e alinhamento estratégico entre os diversos actores profissionais, envolvendo, nomeadamente, as comunidades ligadas aos sistemas de informação, à estratégia, aos recursos humanos, ao controlo de gestão e à gestão da qualidade e melhoria organizacional.

Assim sendo, estamos certos de que com mais esta iniciativa estaremos a contribuir para acrescentar continuamente valor aos nossos Associados.

Visão

O IPBPM pretende ser a entidade de referência na promoção e divulgação das temáticas relativas a Gestão Estratégica e Integrada de Processos em Portugal, com reconhecimento internacional.

Missão

Promover a adopção de práticas organizacionais orientadas a abordagens estratégicas e integradas por processos e dedicar-se ao progresso contínuo dos respectivos conceitos e práticas.

Aumentar o conhecimento da Gestão de Processos e desenvolver um corpo comum de conhecimentos de modo a garantir o desenvolvimento de competências organizacionais através da oferta inovadora de produtos e serviços de formação.

Onde estamos

Rua Carlos Alves nº3, Pólo Tecnológico de Lisboa,
1600 - 515 Lisboa
Tel.: 214 996 210 | Fax.: 214 958 449

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Presidente: Jorge S. Coelho, Prof. Auxiliar Convidado das Universidades do Minho e Portucalense, CEO SisConsult, Membro do Advisory Board da Cionet Portugal,  Presidente do Conselho Fiscal da U. Portucalense

Vice Presidente: Rui Dinis de Sousa, Prof. Auxiliar da U. Minho, PhD

Vice Presidente: Jorge Soeiro Marques, Assessor Comissão Executiva, LUSITANIA, Companhia de Seguros, SA, Grupo Montepio

Vice Presidente: Jorge Silva, IT Manager and CSO at Huf 

Vice Presidente: Miguel Oliveira, COO na Artevasi

 


Fernando Belfo (Prof. no ISCAC Coimbra e doutorando da U.M. em SI)

António Trigo (Prof. Adjunto no ISCAC Coimbra, doutorado em Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

Pedro Malta (Prof. na U. Lusófona e doutorando na U.Minho em SI)

Elsa Cardoso (Prof.ª Auxliar do ISCTE)

José Luis Pereira (Prof. Auxiliar no Departamento de Sistemas de Informação, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação)

Jorge Oliveira Sá (Prof. Auxiliar no Departamento de Sistemas de Informação, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação)

Raquel Leites (Auditor na Grupo TÜV Rheinland Portugal, RL Business Consulting, Associação Empresarial de Portugal)

Fernanda Nogueira (Professora Doutora na Universidade de Lisboa, ISCSP)

David Martins (Gestão de Empreendimentos Rodoviários na Infraestruturas de Portugal)

Magda Almeida  (Mestranda em Gestão de unidades de saúde na EEG, UM)

Maria João Poças (Consultora de Gestão na SisConsult)

Nuno Marques Pereira (Microsoft Consulting Services, Cape Town Area, South Africa, Management Consulting)

João Pedro Frade (Técnico Superior, Divisão de Desenvolvimento Organizacional, Direção de Serviços de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Ministério da Agricultura e do Mar)

José Camacho (Collaboration as expert in BPM, EA and GRC na PwC Portugal)

Ricardo Castro (Business Intelligence Consultant at Culto de BI)

Vitor Mendes (Information Systems Manager; PhD Student at UM)

Mercedes Barrote (HR Shared Services Portal Content Lead // HR Transformation, Bristol, United Kingdom )

Ana Nogueira Mendes - responsável pelo design gráfico dos materiais da Conferência BPM Lisbon

Isabel Ferreira - CEO & Owner , Brightknowledge Lda, Innovation & Research