A Master Classe consiste numa sessão dividida em várias partes, sendo uma do tipo expositiva e as restantes do tipo sessão de trabalho em que os participantes vão poder discutir em grupo as soluções do caso real com o Diretor Geral e com os especialistas. No final será realizado um debate refletindo o caso no seu conjunto final com participação de todos os intervenientes.

Master Class "Abordagem Estratégica por Processos"

As práticas no âmbito do BPM têm-se vindo a generalizar, embora com maior relevo ao nível das abordagens operacionais, preocupadas com a melhoria e a gestão dos processos, assumindo um papel determinante as tecnologias de informação de automatização e monitorização de processos.

Daquelas práticas resultam várias dificuldades e desafios quer ao nível do alinhamento estratégico e da governação, quer no que respeita à integração com outras áreas como a Qualidade, os Recursos Humanos, a Gestão do Risco e o Controlo de Gestão.

Nesta Master Class reuniram-se condições especiais para debater as abordagens de Gestão por Processos, ou seja abordagens estratégicas de BPM que endereçam aqueles temas referidos acima.

Vamos ter a oportunidade de ter um grupo de duas empresas PME, do setor automóvel, na pessoa do DG, como caso de estudo relativamente à abordagem estratégica BPM que vem implementando, com base na metodologia Mlearn.

O caso será discutido com base em exercícios reais, retirados da abordagem realizada, que os participantes, organizados em grupos, irão analizar e discutir com Pascal Ravesteijn e Jorge Coelho. O DG do grupo comentará as soluções à luz do impacto nas organizações, quer do ponto de vista do negócio quer no que respeita à mudança organizacional.

Teremos ainda o consultor Ricardo Mascarenhas para comentar a abordagem LEAN na fábrica, no contexto da abordagem estratégica por processos referida.

Temas de discussão / exercícios de grupo:

- Estratégia organizacional vs arquitetura organizacional/processos. O alinhamento dos processos operacionais desenhados com abordagens LEAN.
- A clarificação da estratégia do negócio vs a definição e desdobramento de objetivos e indicadores
- A Governação, a responsabilização das pessoas, a gestão da mudança

27 de Maio de 2015

Manhã
08:30 – 09:00 Receção e credenciação dos participantes na Master Class
09:00 – 9:30 Sessão de Abertura
09:30 – 10:45 1ª Parte
10:45 – 11:15 Pausa para café e networking
11:20 – 13:00 2ª Parte