Orador Mira Amaral

Administrador SPI Sociedade Portuguesa de Inovação

Administrador da SPI Sociedade Portuguesa de Inovação-Consultoria Empresarial e Fomento da Inovação S.A.

Chairman da BUSY Angels SA(Business Angels e Venture Capital)

Formação Académica e Profissional

Engenheiro Electrotécnico (IST), Mestre em Economia (com a classificação de Muito Bom) pela NOVASBE e Pós-Graduado em Gestão Geral -"STANFORD EXECUTIVE PROGRAM" - pela Universidade de Stanford e em Gestão Bancária pelo INSEAD -“STRATEGIC MANAGEMENT BANKING PROGRAM”. Frequentou ainda o “Asset Liability Management” no Euromoney Training Center em Londres e o “Power System Reliability Evaluation” da Universidade de Manchester.

Actividade Político-Institucional

Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87), Ministro da Indústria e Energia (1987-95), Presidente do Forum para a Competitividade, membro do “Competitiveness Advisory Group” do Presidente da Comissão Europeia, “Chairman” do “Mercosur – European Union Business Forum” e negociador pelo Governo Português da Barragem de Cahora-Bassa.

Actividade Profissional e Empresarial

Foi engenheiro de projectos da infraestrutura aeroportuária da DGAC (actual ANA) e engenheiro de redes da EDP, quadro do Banco de Fomento Nacional, Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Presidente da Banca de Investimento do Grupo BFE, Administrador do Grupo BPI, Presidente Executivo dos Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Presidente Executivo da CGD e do Banco BIC Português e administrador de várias empresas das áreas industrial, energética e de sistemas de informação, entre as quais a EDP, UNICER, CIMPOR, VISTA ALEGRE-ATLANTIS, EDINFOR, TVTEL, Membro do “Supervisory Board” do “Royal Lankhorst Euronete Group” (Holanda), e Administrador Independente e Presidente do Comité de Auditoria da NOVABASE SGPS SA.

Actividade docente

Na actividade docente foi Encarregado de Regência na Cadeira de Produção e Transportes de Electricidade no IST, Encarregado de Regência nos Cursos de Economia e Gestão da UCP, Professor Associado Convidado de Economia Industrial da NOVASBE, Presidente do Conselho de Administração da NOVA FORUM – Instituto de Formação de Executivos da NOVASBE e Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão no DEG/IST.

Funções Actuais

É actualmente Presidente do Conselho de Administração da BUSY ANGELS, SA, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação - Consultadoria Empresarial e Fomento da Inovação, SA e membro do Conselho Geral e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e membro da Ordem dos Economistas.

Actividade Editorial

Tem escrito numerosos artigos sobre temas de Economia, Política Industrial e Energética, gestão, banca e sistema financeiro e publicou os seguintes livros:

-“Indústria e Engenharia. As Apostas para o Fim do Século” (1996)

-“Energia e Mercado Ibérico (2006)

-“EconomiaTech Da Industria à Sociedade da Informação e Conhecimento” (2008);

-“E DEPOIS DA CRISE? Cenários para a evolução da Economia Mundial e Portuguesa” (2010).

back-icon