Fernando Belfo

Fernando Paulo Belfo é engenheiro electrotécnico, na especialidade de informática, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e mestre em economia pela Faculdade de Economia da mesma Universidade. É igualmente investigador colaborador no Centro Algoritmi, em Guimarães, a unidade de investigação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no âmbito das Tecnologias da Informação, Comunicações e Electrónica (TICE). Tem experiência profissional na área das tecnologias de informação e da gestão, tendo participado em projectos em diversas empresas de diferentes dimensões, das quais destaca a sua colaboração no desenho, planeamento e implementação do sistema de informação de gestão da primeira fábrica de papel instalada na Soporcel, Figueira da Foz, Portugal. O âmbito do sistema implementado nessa empresa incluiu não apenas a gestão dos processos de negócio inerentes à actividade industrial da produção de papel, mas também de outros processos associados à arquitectura empresarial definida, nomeadamente os principais processos logísticos e comerciais.

É docente na área de Sistemas de Informação de Gestão no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, onde leciona, entre outras, as disciplinas de Sistemas Integrados de Gestão e de Sistemas Baseados em Conhecimento. Os seus interesses de investigação, sobre os quais é autor de vários artigos publicados, incluem o alinhamento do negócio e a tecnologia de informação, a gestão de processos de negócios (BPM), a gestão do conhecimento, a gestão de projetos de TI, fatores humanos nas TI e inovação tecnológica.