A BPM LISBON 2016 (BPMLisbon2016é uma conferência anual (9ª edição) que se realiza em Lisboa e que reúne profissionais, investigadores e interessados na área do BPM. A BPM LISBON 2016 é organizada e patrocinada pelo IPBPM - Instituto Português de Business Process Management (IPBPM) - e tem como objetivo a divulgação de práticas, metodologias e inovações na área do BPM num ambiente misto entre apresentações de casos de estudo e investigações e a partilha de conhecimento e experiências em sessões de debate temáticos. Conforme anos anteriores, existirão “Tracks” dedicadas a 4 tipos de organizações: Administração Pública Central, Administração Pública Local, Grandes Empresas e Pequenas e Médias Empresas.

A BPM LISBON 2016 conta ainda com a  AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P como entidade COORGANIZADORA:

A conferência conta ainda com o apoio de entidades como:

  • v  IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P
  • v  Universidade do Minho
  • v  Universidade Portucalense
  • v  ISCTE
  • v  BPM Forum Netherlands
  • v  Universidade de Utrecht
  • v  CIONET
  • v  ISCAC
  • v  CS03do IPQ /Quatic
  • v  ISEG
  • v  ISACA
  • v  CM Esposende
  • v  CM Armamar
  • v  Prosetwin

Tema da conferência BPM Lisbon 2016

“Inovação organizacional para a transformação digital”

Privilegiam-se os seguintes Sub-temas:

Inovação organizacional e o BPM

Transformação digital

Procuram-se casos de estudo que apresentem inovações no campo do BPM e como essas inovações constituem fontes de valor para as organizações: inovação nos processos de negócio, na organização, nos processos de gestão, melhoria contínua, e outros. Procuram-se casos de estudo relacionados com a transformação digital operada ou em curso nas organizações e como essa transformação impactou na organização quer em termos organizacionais, dos modelos de negócio, dos processos de negócio e da estratégia. Pretende-se ainda partilhar experiências relativamente às novas competências que a transformação digital impõe às organizações.

A quem se dirige este convite

Se pretende:

  1. Divulgar o seu caso de estudo a uma audiência de profissionais e receber feedback;
  2. Partilhar as suas questões e desafios e receber feedback de especialistas e da audiência;
  3. Publicar o seu caso de estudo no site do IPBPM e chegar a uma audiência de milhares de profissionais nesta área;
  4. Estabelecer ligações (networking) com profissionais em Portugal e outros participantes e oradores estrangeiros;

 deve submeter a sua manifestação de interesse até 31-03-2016 (ver processo de submissão e contactos nas próximas secções).

A sua participação nesta conferência é importante para a disseminação do conhecimento sobre o BPM. Participe ativamente.

Processo de submissão

O processo de submissão é constituído por 4 fases:

1) Submissão de Manifestações de interesse

As manifestações de interesse deverão ser apresentadas até 31-03-2016 (ver Linhas guia para apresentação dos trabalhos).

2) Avaliação e seleção

A Comissão de Programa fará a análise e seleção dos trabalhos apresentados segundo os seguintes critérios: qualidade global, interesse para a audiência (ver Caracterização da audiência), relevância para os temas da conferência, originalidade e profundidade do trabalho, contributo para o desenvolvimento do BPM e experiência do orador. Os proponentes que tenham sido selecionados serão informados por escrito até ao dia 08-04-2016.

3) Submissão de Proposta

As Manifestações de Interesse submetidas que tenham sido aprovadas deverão ser desenvolvidas pelo proponente e dar lugar à entrega de uma Proposta até ao dia 22-04-2016 (ver materiais a serem entregues). A Comissão de Programa dará uma resposta definitiva de aprovação até 06-05-2016.

A Comissão de Programa poderá sugerir alterações à apresentação enviada caso entenda pertinente para o sucesso e expectativas dos participantes da conferência. O proponente deverá então responder com uma versão final da Apresentação em powerpoint até ao dia 30-05-2016 (ver materiais a serem entregues).

4) Apresentação

A apresentação decorrerá em Lisboa a  16  de Junho de 2016, segundo o programa a definir e a anunciar brevemente..

Linhas guia para apresentação dos trabalhos

Manifestação de interesse (1 página):

  • Título do trabalho (caso de estudo ou investigação).
  • Aspecto central do trabalho - abstract - 300 caracteres.
  • Desenvolvimento do aspecto central - entre meia página e 2 páginas.
  • Fonte do trabalho.
  • Informação de contacto do autor e CV resumido.

Proposta:

  • 2 ou 3 páginas com a estrutura da apresentação ou versão prévia em PowerPoint.

Apresentação:

  • Ficheiro em formato PowerPoint ou formato compatível para a apresentação na conferência. As sessões de apresentação terão uma duração aproximada de 30 minutos .
  • Ficheiro em formato Word ou pdf a acompanhar a apresentação ()

Contactos

Envie as propostas de caso de uso e outros materiais por e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (VP do IBPM e Presidente do Programa) e com o seguinte assunto: BPM Lisbon 2016 - Call - "Título do trabalho".

Os proponentes dos trabalhos aceites para apresentação na conferência deverão assinar um documento de autorização de publicação e divulgação dos trabalhos pelo IPBPM.

Caracterização dos participantes na conferência BPM Lisbon 2015

Call 01

Na figura anexa apresenta-se uma caracterização sumária sobre a audiência que participou na conferência BPM Lisbon 2015 em termos de setores. Nas últimas edições da conferência o número médio de participantes rondou os 150.

 

Call 02

Na figura anexa apresenta-se uma caracterização sumária sobre a audiência que participou na conferência BPM Lisbon 2015 em termos de funções.

 

A Comissão de Programa

Jorge Silva, VP IPBPM

Rui Dinis de Sousa, VP IPBPM

07-03-2016